Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Você sabia que o Seguro D&O surgiu após a crise de 1929? Leia abaixo a história completa deste Ramo ;)

Você sabia que o Seguro D&O surgiu após a crise de 1929? Leia abaixo a história completa deste Ramo ;)
Carolina Novaes
nov. 19 - 2 min de leitura
2 Curtidas
0 Comentários
0

 

1929 – O crash da bolsa de NY desencadeou a mais devastadora crise financeira da história dos EUA e a falência de milhares de empresas. Com isso, muitos administradores por decisão judicial na época, tiveram que responder aos danos, com seus bens pessoais.

1930 – A partir daí, foi desenvolvido no Lloyd’s em Londres, uma solução que chamamos de cobertura A, ou Side A policy, que fornecia apenas cobertura para os administradores na Pessoa Física, ainda sem a possibilidade de Reembolso a Cia.

1940 – Levando em consideração alguns princípios de governança corporativa, foi-se desenvolvida, a cobertura B/Side B, de reembolso do Tomador.

1960 – Na década de 60, aumentaram significativamente as reclamações e litígios decorrentes de processos de Fusão e Aquisição que aconteciam na época e que recaíam também sobre os administradores, reforçando ainda mais a importância do produto

1990 – O Seguro D&O surge no Brasil, após a privatização das empresas por FHC, onde executivos estrangeiros não estavam seguros em assumir cargos de gestão sem a respectiva cobertura, a qual já possuíam em seu país de origem. Os clausulados foram traduzidos pelas multinacionais e devidamente aprovados no mercado local.

1995 – Desenvolvimento da Cobertura C/Side C, após a disputa judicial entre Nordstrom e Chubb, na qual a seguradora foi responsabilidade a pagar os danos referente as reclamações de valores mobiliários que recaíram sob os administradores.

2002 – Novo Código Civil, a responsabilidade do administrador fica ainda mais crítica com a possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica, entre outros pontos.

2008 – “Boom” do mercado e sinistralidade, crise internacional e class actions contra empresas brasileiras

2014 – Operação Lava-Jato, grande impacto no mercado de Seguro D&O, aumento da sinistralidade, desenvolvimento de novas coberturas (Ex: custos de investigação) e exclusões (Ex: Atos lesivos contra a administração pública e privada)

2015 a 2018 - Discussões sobre as coberturas de multas e danos ambientais, retirada e recolocação das mesmas.

2021 – Novas regras do RC (Circular 637), também são aplicáveis ao Seguro D&O. Sobre este tema, tem um post inteiro aqui sobre isso 😉

 

Achou interessante, Corretor (a)? Então curta aqui e deixe o seu comentário ;) Até a próxima!

 

Carol Novaes


Denunciar publicação
2 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você