Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

PIB apresenta crescimento e seguradoras devem ficar atentas para oportunidade de avanço no setor

PIB apresenta crescimento e seguradoras devem ficar atentas para oportunidade de avanço no setor
Conteúdo Tutum
jun. 9 - 2 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

O Brasil está se destacando no aumento do PIB em 2022. De acordo com os dados das Contas Nacionais divulgados pelo IBGE, o PIB do primeiro trimestre apresentou um crescimento de 1% comparado ao trimestre anterior, e teve um acréscimo de 1,7% na comparação interanual. 

Segundo um levantamento feito pela companhia Austin Rating, o Brasil alcançou o 8º lugar no ranking com 32 economia mundiais em relação ao Produto Interno Bruto.

O aumento do PIB indica um maior poder de compra, o que é essencial para o mercado de seguros. O economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, Pedro Simões, faz previsões para o futuro: “Se o PIB permanecer estável até o final do ano, a média deste ano já será 1,5% maior que a do ano passado. Entretanto, este é um cálculo que precisa de dessazonalização para ser feito, e a trajetória dessazonalizada do PIB no ano passado foi revista, algo para o qual vínhamos alertando há algum tempo”, explicou. 

Simões relembra que não houve alteração no crescimento anual em 2021, que foi de 4,6%, mas a aceleração no segundo semestre foi mais acentuada, com as taxas de variação passando de -0,1% e -0,5%, para 0,1% e 0,7%, no terceiro e quarto trimestre, de forma respectiva.

“Tal revisão pode, inclusive, ter “retirado” alguns pontos de crescimento do primeiro trimestre, já que a base de comparação foi mais alta”, acrescenta. Com esses números, devem ocorrer revisões nas projeções de crescimento este ano e no ano que vem, acredita o economista. 

Fonte: CNseg


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você