Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

O que o ataque cibernético ao Banco PAN pode te ensinar sobre o Seguro Cyber?

O que o ataque cibernético ao Banco PAN pode te ensinar sobre o Seguro Cyber?
Carolina Novaes
abr. 29 - 3 min de leitura
1 Curtidas
0 Comentários
0

 

Entenda o caso: Segundo notícias, o banco PAN, controlado pelo BTG Pactual, sofreu um ataque cibernetico, no último dia 15, que teria resultado na exposição, segundo denúncia anônima, de mais de 22 milhões de contas. 

Mas como o Seguro Cyber teria ajudado? Confira a análise:

1 - Contratação de especialistas em T.I - Segundo notícias, o banco teve que contratar uma consultoria independente especializada para uma análise completa do caso, o que é uma das coberturas do seguro. 

2 - Contratação de especialistas em Relações Públicas - Além disso, a notícia menciona também a contratação de um time de assessoria de imprensa, (que inclusive já desmentiu a informação de 22 milhões de contas e confirmou terem sido 64 mil) para intermediar a situação, o que também é uma das coberturas oferecidas pelo seguro. 

3 - Custos de notificação e monitoramento - Devido ao vazamento de dados e com base na LGPD, o banco precisa fazer a notificação e o monitoramento de todos os dados vazados, o que também tem um custo adicional e é coberto pelo Seguro.

4 - Eventual pagamento de resgate - A notícia também menciona uma possível extorsão em andamento para que os dados não sejam divulgados, apesar de não mencionar o valor. De toda forma, caso haja algum pagamento de resgate, tal valor também seria passível de reembolso com base nas condições da apólice. 

5 - Custos de defesa em caso de reclamações (Inclusive relacionadas a LGPD) - Apesar de ter assumido a frente do caso, o banco PAN ainda pode vir a sofrer reclamações de terceiros (Clientes e órgãos reguladores) devido ao vazamento de dados, e se fosse o caso, o seguro também ofereceria Cobertura para tais custos de defesa.

6 - Pagamento de eventuais multas e penalidades - Uma outra possibilidade é a de serem aplicadas multas da LGPD, o que também pode ser amparado pelo seguro. 

7 - Pagamento de eventuais acordos e indenizações - E se ainda assim forem devidas eventuais indenizações pelo vazamento de dados, também teria cobertura no seguro. 

 

OBS: Cabe comentar que essa é uma análise didática, baseada em notícias e não considera eventuais condições efetivamente contratadas pelo banco em questão. Ainda, é importante comentar que as coberturas aqui comentadas não são ofertadas por todas as seguradoras do mercado bem como que a aceitação dos riscos de instituições financeiras é bem restrita. 

 

Curtiu essa análise Corretor (a)? Ela te ajudou a entender melhor como funciona o Seguro Cyber, na prática? Então aproveita pra curtir aqui e deixar o seu comentário! Até a próxima ;) Carol Novaes


Denunciar publicação
1 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você