[ editar artigo]

Ações que fomentam o trabalho das corretoras e dos corretores de seguros

Ações que fomentam o trabalho das corretoras e dos corretores de seguros

O número de empresas corretoras de seguros e pessoas físicas em atuação está em crescimento pleno. De acordo com informações divulgadas pela Susep, de janeiro a abril de 2022, mais 1.456 novas empresas estão no mercado, totalizando 52.523 corretoras, e há mais 1.706 profissionais pessoa física registrados na Susep, chegando a 66.084 corretores no mercado.

Em cima desses números, é importante ressaltar que os profissionais que atuam com seguros precisam ter conhecimentos sobre como fazer uma boa gestão dos negócios, atrair e reter clientes no dia a dia.

Relacionamento com o cliente
Para que a efetivação de um negócio seja bem-sucedida, é importante que o corretor atende ao perfil do seu cliente, procure entender as suas necessidades, tenha domínio sobre os produtos e esteja antenado com os acontecimentos - como por exemplo, mudanças climáticas ou desastres naturais, o que pode auxiliar no momento de ofertar o tipo de seguro adequado ao consumidor.

Durante o atendimento, o corretor também pode aprofundar o diálogo com o segurado e ampliar as oportunidades de negócio, esclarecendo sobre as assistências e coberturas que determinado seguro oferece e como ele pode ser utilizado, quando necessário.
 
Gestão dos negócios
Já para a gestão dos negócios do corretor, a HDI disponibiliza o app HDI Corretor, que conta com diversas funcionalidades, permitindo acesso rápido a todas as informações sobre a carteira de clientes, entre outros.

No quesito gestão de tarefas, o HDI Corretor as organiza em uma matriz de tempo, estabelecendo prioridades e oferecendo insights ao profissional para as tomadas de decisão. Além disso, por meio da ferramenta, o corretor de seguros pode consultar propostas, compartilhar informações com o segurado e ter controle da lista de apólices.


O CEO da HDI Seguros, Eduardo Dal Ri, explica a função do aplicativo. “O app HDI Corretor promove mais agilidade e praticidade no dia a dia do profissional e permite a redução do tempo de resposta ao cliente e o acesso rápido à seguradora. Ele funciona perfeitamente como uma ferramenta de trabalho na palma da mão, possibilitando ao corretor trabalhar e gerenciar suas atividades independentemente do local em que esteja”, explicou.

Canais digitais para o cliente
Para facilitar o atendimento ao cliente, o corretor de seguros pode ofertar os benefícios da tecnologia empregada nos canais de atendimento digitais, que promovem mais agilidade, segurança, autonomia e melhoram a experiência do cliente. Os serviços de assistência 24 horas podem ser acionados pelo Portal do Segurado, pelo aplicativo, pelo WhatsApp disponível para download em smartphones com sistemas IOS e Android. Confira:
 
Portal do Segurado
Por meio do portal, é possível consultar a apólice, solicitar segunda via de boleto e abrir aviso de sinistro. Em relação à abertura de sinistro, o diferencial é que o cliente não precisa efetuar o login pelo site institucional da companhia de seguros. Basta inserir as informações necessárias para o aviso de sinistro, como dados pessoais, detalhes sobre o ocorrido e fotos que auxiliem o atendimento digital por meio do portal.

App voltado para o Segurado
O aplicativo disponibiliza carteirinha do cliente, consulta à apólice, segunda via de boleto, abertura e acompanhamento de avisos de sinistro, além do manual do segurado, endereços de bate-prontos e oficinas mais próximas, e telefones úteis, em casos de sinistro. A ferramenta conta também com a tecnologia de geolocalização, permitindo à seguradora enviar um prestador mais rapidamente, evitando erros de rota, atrasos e proporcionando mais comodidade ao segurado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você